O governo de Sergipe comprou por R$ 152,7 milhões a participação da Mitsui Gás e Energia na Sergipe Gás S.A. (Sergas), concessionária de gás do estado. Com isso, a Sergas se torna 100% estatal.
No fim de 2024, o estado de Sergipe já havia adquirido a fatia da Norgas na Sergas, em um investimento de R$ 132 milhões que transformou o estado acionista majoritário da companhia, com 58,5% das ações.
A aquisição acontece em meio ao desenvolvimento de projetos como a expansão do Hub Sergipe, da Eneva, com base em gás natural liquefeito (GNL), e do Sergipe Águas Profundas (Seap), da Petrobras, que deve aumentar a produção de gás nacional.
O governo de Sergipe avalia que a estatização da Sergas pode favorecer a atração de investimentos produtivos, especialmente nos segmentos industrial e energético, além de estimular a geração de emprego e renda.
“Com o controle da distribuidora sendo integralmente passado ao estado, Sergipe amplia sua capacidade de planejamento, fortalece o ambiente de negócios, se torna ainda mais competitivo e viabiliza a modicidade tarifária no setor”, diz nota da Sergas.